O conjunto de serviços inclui um kit de desenvolvimento de software Xpring (SDK), que permite aos programadores integrar aplicativos XRP em várias linguagens de programação. Ele também inclui uma variedade de novas ferramentas para trabalhar no XRP e no Ripple’s Interledger Protocol (ILP).

De acordo com Ethan Beard, vice-presidente sênior da Xpring, o produto será voltado para integrar desenvolvedores de criptografia e não criptografia com a plataforma, uma vez que permite que o desenvolvedor use a razão XRP de forma simples e em qualquer linguagem de programação que quiser.

“O que leva um desenvolvedor hoje a 100 linhas de código para fazer uma transação na razão XRP, usando o Xpring SDK, reduz em 80% a taxa”.

Baixar e usar

O Xpring já foi desenvolvido com base em protocolos de código aberto, mas essa plataforma funcionaria como a Amazon Web Services, disse Beard. Os desenvolvedores podem fazer o download do código e executá-lo ou podem acessar o Xpring e conectar-se ao serviço.

O que se projeta é que a plataforma seja usada para permitir micropagamentos em setores como mídia e jogos, por exemplo.

Trilhando novos rumos

A plataforma é uma nova vertente para o Xpring, que tem sido um braço de investimento para o Ripple – construindo uma rede de empresas e casos de uso em torno do XRP há pouco mais de um ano. Essa iniciativa visa investir e aumentar uma base de desenvolvedores em torno da criptomoeda.

“Embora a blockchain e a criptomoeda possam ser transformadoras do modo como os pagamentos funcionam, o que aprendemos no ano passado é que trabalhar com essas novas tecnologias também é bastante difícil”, disse Beard. “Isso cria uma barreira para os desenvolvedores adotarem essas tecnologias”.

Além da nova plataforma, a Xpring também anunciou que o processador de pagamentos BitPay, a carteira móvel BRD e a provedora de custódia digital Anchorage estão adicionando XRP às suas ofertas. Com o BitPay a bordo, a empresa prevê que os usuários possam usar o XRP para compras diárias em milhares de comerciantes, incluindo Microsoft e AT&T.

Além disso, a Chainalysis está adicionando a razão XRP ao seu produto de análise de blockchain.

O lançamento da nova plataforma, bem como o de outras soluções voltadas para usuários e programadores apontam que a Ripple, ao que parece, acertadamente, enxerga na estruturação dos sistemas o melhor caminho para a consolidação dos seus produtos.