Nesta segunda-feira, o Comitê de Pagamentos infraestrutura de Mercado – um fórum de bancos centrais do Banco de Compensações Internacionais – fará uma sabatina com a Associação Libra na Basileia, Suíça. Entre os participantes estarão o Banco da Inglaterra e o Federal Reserve dos Estados Unidos.

A reunião será presidida por Benoit Coeure, membro executivo do Baco Central Europeu. Nela, os representantes da Libra deverão responder perguntas a respeito do escopo e da estrutura planejados para o projeto. As conclusões resultantes desse encontro integrarão um relatório que será encaminhado aos países membros do G7 em outubro. 

Na sexta-feira (13), após uma reunião dos ministros de finanças da União Europeia em Helsinque, Finlândia, Coeure disse que projetos de criptomoedas como a Libra levantam preocupações muito fortes. Além dele, Bruno Le Maire, ministro da Economia e Finanças da França também manifestou desconfiança e disse que no modelo atual, a Libra não entrará na Europa.

Com os reguladores do mundo todo expressando preocupação com o projeto, a Libra, que ofereceria pagamentos baseados em moeda digital para bilhões de usuários globais do Facebook, provavelmente terá que defender seus planos.