Graças à alta flexibilidade computacional que oferece, a influência da computação em nuvem no espaço da blockchain continua a crescer. Portanto, não é de surpreender que gigantes da computação em nuvem como Amazon , Microsoft , Oracle e a empresa-mãe do Google, Alphabet  estejam liderando o processo de mescla-la à blockchain, especialmente o tipo corporativo e a nuvem.

Em busca da liderança

Neste cenário, as empresas têm buscado formas de ganhar terreno no mercado. A Microsoft, em particular, tem se envolvido ativamente com startups de blockchain que estão desenvolvendo soluções para o mercado corporativo baseados na tecnologia, trabalhando com elas para implantar suas soluções na infraestrutura de nuvem do Microsoft Azure.

A abordagem agressiva da empresa para reforçar as funcionalidades de blockchain do Azure pode ser uma jogada para assumir a liderança no mercado de nuvem de blockchain, que deve expandir à medida que o setor de blockchain subjacente continua a crescer.

Atualmente, o Microsoft Azure está atrás do líder do mercado de nuvem, Amazon Web Services, por uma ampla margem. A Amazon possui quase metade do mercado de infraestrutura de nuvem pública, enquanto a Microsoft controlou apenas cerca de 15,5% em 2018.

Até o momento, o mercado do Azure hospeda 63 aplicativos de blockchain, enquanto o mercado Amazon Web Service (AWS) hospeda 60. Para ter uma noção melhor do que que estas novas parcerias representam, a seguir um apanhado das empresas blockchain que se tornaram parte do Microsoft Azure mais recentemente.

Insolar

A Microsoft recentemente concordou em colaborar com a Insolar, uma startup baseada na Suíça que cria soluções blockchain para o mercado corporativo, para trazer uma opção adicional aos clientes do Azure que desejam implantar aplicativos blockchain. Por meio da parceria, a Insolar oferecerá soluções empresariais em seu próprio blockchain, chamado de plataforma Insolar Blockchain.

A plataforma blockchain da Insolar, cuja rede principal deve ser lançada em 1º de novembro, é capaz de executar 10.000 transações por segundo.

Kadena

A empresa blockchain, fundada por ex-funcionários da empresa financeira americana JP Morgan Chase, havia revelado anteriormente sua solução de contrato inteligente para empresas no Amazon Web Services Marketplace em janeiro.

Ao oferecer seu Blockchain com permissão escalável no Azure, o Kadena permite às empresas criar produtos de prova de conceito sem se aprofundar muito no próprio blockchain. Apesar das promessas que o blockchain mantém, a prova limitada do mundo real de que ele realmente resolve certos problemas pode ser limitadora quando as empresas pensam no custo de construir um do zero. A Kadena também está construindo uma blockchain pública chamada Chainweb, que é baseada no mecanismo de consenso de prova de trabalho.

Nahmii

A plataforma de dimensionamento de blockchain de segunda camada baseada em Ethereum, Nahmii, também fez parceria com a Microsoft em setembro de 2019 para oferecer suas soluções na nuvem do Azure. O Nahmii, criado pela Hubii, com sede em Cingapura, pretende resolver o problema de escalabilidade no blockchain Ethereum ” movendo transações da cadeia principal para uma segunda rede que fica no topo da cadeia principal Ethereum”.

Isso potencialmente abre a blockchain Ethereum, que atualmente executa apenas 15 transações por segundo, para um novo mundo de possibilidades comerciais. Como parte da parceria com a Microsoft, Nahmii também ingressou na Enterprise Ethereum Alliance. A aliança é uma coalizão de empresas com o objetivo de desenvolver padrões para a criação de aplicativos de nível empresarial na blockchain Ethereum.

Como parte da parceria, a Microsoft alocará recursos de desenvolvimento de negócios para clientes a bordo da rede Nahmii, de acordo com a Toll-Messia. Nahmii já adicionou a Norwegian Block Exchange ao seu corpo diretivo.

Brigadeiro

Em junho, a Microsoft anunciou que fez parceria com o Truffle, um dos primeiros projetos do laboratório de incubação Ethereum, ConsenSys. As ferramentas da Truffle oferecem aos desenvolvedores um nó local independente para escrever contratos inteligentes e um ambiente de desenvolvimento que permite a implantação de contratos inteligentes. Os usuários do Azure obtêm acesso às ferramentas do Truffle por meio da parceria com a Microsoft.

Truffle não respondeu a um pedido de comentários. No entanto, o CEO Tim Coulter disse anteriormente à Forbes que a parceria “abre todos esses desenvolvedores para o Truffle e abre o Truffle para todos os serviços que a Microsoft fornece”.

A blockchain como serviço

Nos primórdios da Internet, quando apenas instituições com recursos avançados podiam se dar ao luxo de possuir seus servidores, não era simples possuir um site. Hoje em dia, isso pode ser configurado em minutos. Essa é a influência que os serviços de hospedagem simplificados tiveram na adoção da Internet.

A expansão de plataformas blockchain como serviço (BaaS), como Azure e AWS, pode ser igualmente importante para a rápida adoção da blockchain. Assim como a hospedagem na web, as plataformas BaaS eliminam obstáculos como alto investimento de capital e habilidades técnicas e permitem que as empresas simplesmente criem e implantem os produtos de que precisam.

Portanto, essa disputa de gigantes pelo mercado de computação em nuvem é uma ótima oportunidade para a expansão das empresas e do próprio mercado de bockchain.