O mercado de criptomoedas, em especial para o bitcoin está no aguardo de uma grande data: 13 de outubro. Este dia está definido como prazo para que a Comissão de valores mobiliários dos EUA (SEC) decida sobre a aprovação de um ETF em bitcoin, solicitado pela Bitwise Investments. Sem dúvidas a aprovação se tornaria um marco na história de crescimento de mercado do bitcoin.

Vale ressaltar, que embora a volatilidade do bitcoin é um fator que faz muitos gestores de fundos ficarem com receio de entrar neste mercado, um executivo do mercado financeiro está confiante que o ETF de bitcoin entrará no mercado a todo vapor.

Matt Hougan, diretor e chefe de pesquisa da Bitwise, comentou em um programa da rede CNBC seu posicionamento, no mínimo, otimista. “Estamos mais próximos do que nunca de obter um ETF de bitcoin “, disse Hougan. 

Quanto à possibilidade de aceitação pela SEC, o executivo acrescentou: 

“Antes da segunda-feira, a SEC deve tomar sua decisão: sim ou não. Eles não têm mais maneiras de adiar neste momento”.  
“Ouviremos claramente entre agora e segunda-feira o que eles pensam e, dependendo do que ouvirmos, seguiremos em frente. Mas deve ser uma semana muito emocionante.” 

ETF de bitcoin já acompanha uma longa jornada

Bitcoin caminha em suas tentativas de aprovação de ETF desde 2013, quando os irmãos Winklevoss fizeram o primeiro pedido para aprovação de um ETF baseado no preço do criptoativo. A resposta da SEC, por sua vez, foi de rejeição ao produto financeiro. Desde então várias outras empresas tentaram, sem sucesso, uma aprovação do tão sonhado e aguardado ETF de bitcoin.  

E você, acredita que o bitcoin vai ter um ETF aprovado ainda este mês?