Você em algum momento deve ter se deparado com a informação de que o bitcoin é uma cripto anônima. Mas, antes de tomar essas frases como fatos, é bom tomar cuidado. A realidade é que, utilizando técnicas específicas é possível rastrear endereços de wallets, inclusive de bitcoins.

De fato, existem diversas criptomoedas no mercado que são totalmente anônimas, mas muitas delas são totalmente públicas. Por isso, realizamos uma pesquisa aprofundada para que você não fique mais com essa pulga atrás da orelha.

Entre as criptomoedas mais conhecidas, certamente o bitcoin é o nome mais popular. Atualmente, a lista de criptomoedas é extremamente abrangente, com opções como o Ethereum, Litecoin e Dash, sendo que cada uma delas possui características diferenciadas em relação à sua privacidade.

As criptomoedas são totalmente baseadas na blockchain, uma tecnologia que é criptografada, e dessa forma além de oferecer segurança, também pode ser uma mão na roda para quem deseja continuar com suas informações privadas. Essa privacidade, no entanto, é muito frágil.

A partir do momento em que um investidor divulga suas informações pessoais, seu endereço pode ser rastreado, bem como as transações que foram efetuadas com bitcoins. Ou seja, boa parte da segurança vinculada a esse tipo de investimento é dependente das opções de segurança, que impedem que hackers tenham acesso a wallet do usuário.

Já outras opções de criptos, como a Litecoin oferecem diversas funções positivas, quando comparadas ao bitcoin, mas, que infelizmente se tornam insuficientes devido aos seus recursos de privacidade escassos. No mesmo barco está o Ethereum e Ripple.

Privacidade reforçada

Quando falamos em criptomoedas privadas, podemos citar diversos nomes, entre eles o Dash – uma das primeiras criptomoedas integralmente focadas em segurança. Além dele, o Monero também oferece recursos que permitem a confidencialidade, dificultando o rastreamento das transações, inclusive dos valores associados.

Segurança: realidade ou ficção?

Embora existam diversos critérios que permitem um certo grau de anonimato dentro do universo das criptomoedas, é necessário tomar cuidado redobrado na hora de atuar nesse cenário. Os projetos são criados para oferecer recursos atraentes, mas não são uma garantia de total efetividade. Por isso, é recomendado colocar na balança os prós e contras de cada opção, sem deixar de lado os cuidados com a sua privacidade.